CAMBORIú (47) 33655353 (47) 33652828
Ligamos para Você
Roseli Imóveis
Telefones para Contato

» 5 etapas para comprar terreno e financiar a construção da sua casa

5 etapas para comprar terreno e financiar a construção da sua casa
Publicado em 21/Abr/2020
Sem Categoria

Você já deve ter ouvido falar na modalidade "terreno e construção", não é mesmo?

Com ela, você pode comprar um terreno e financiar a construção da sua residência com uso de recursos bancários. É possível também utilizar seu FGTS como entrada no processo de compra. Entenda quais são as 5 etapas principais deste processo

1o – Comece simulando: É primordial definir o valor que você consegue de recursos de financiamento com o banco. Com base na sua renda, é feita uma simulação para definir o limite que consegue financiar, estipular o valor que ficam as parcelas e, com isto, definir o tamanho da casa que você pode construir, uma vez que o agente financeiro estabelece um valor por metro quadrado de área construída. Esta etapa é muito importante, sem ela você estará no escuro, impossibilitado de avançar.

2o – Defina o lote, terreno: Com base no valor que consegue financiar, o comprador consegue calcular o quanto custará a construção e quanto poderá ser destinado à aquisição do terreno. Os corretores de imóveis e correspondentes bancários da Caixa podem lhe auxiliar nestes cálculos. É importante também que o seu corretor providencie a documentação do lote para se certificar que está com todas as certidões negativas em dia.

3o – Projeto arquitetônico da construção: Tão logo tenha sido feita a escolha do terreno, é necessário contratar um engenheiro ou arquiteto para que faça o projeto arquitetônico da sua casa, assim como encaminhe a devida aprovação da construção (emissão de alvará) junto à Prefeitura Municipal de sua cidade.

4o – Assinatura do contrato no banco: Assim que o projeto de construção estiver aprovado na prefeitura, deve ser apresentado ao correspondente bancário responsável pelo processo, para que todas as etapas do financiamento sejam encaminhadas, junto ao setor de engenharia do banco e aprovação de crédito. Assim, o contrato de financiamento imobiliário é liberado e assinado na instituição bancária.

5o – Comece a construir: Chegou a hora tão esperada! A partir do momento em que o financiamento já foi assinado no banco, você já pode iniciar a construção da sua casa. A construção deverá respeitar o cronograma aprovado pelos engenheiros da instituição financeira. Durante a obra, o engenheiro do banco fará visitas para conferir a execução do cronograma. Conforme cada etapa esteja concluída, o valor referente a cada parte da construção é liberada para o comprador. Após finalizar a construção, é necessário averbá-la junto ao Registro de Imóveis da sua cidade para poder apresentar ao banco a conclusão do seu processo e receber o reembolso da última parcela.


O processo de aquisição de terreno + construção pode parecer complexo para quem não está acostumado com ele, mas certamente com a ajuda de bons profissionais (corretor de imóveis, correspondente bancário e engenheiro/arquiteto), este processo se torna mais leve e natural. Não há motivos para adiar ou deixar de realizar este sonho. Ele está ao alcance de todos, basta estar bem assessorado.

E aí? Que tal começar a pensar nesta possibilidade?