CAMBORIú (47) 33655353 (47) 33652828
Ligamos para Você
Roseli Imóveis
Telefones para Contato

» 5 dicas para decorar sua nova cozinha

5 dicas para decorar sua nova cozinha
Publicado em 22/Jun/2020
Sem Categoria

Ter uma cozinha pra chamar de sua é o grande sonho dos amantes da gastronomia, afinal, nada melhor, para quem gosta de cozinhar, do que ter um lugar organizado, prático e bonito para criar pratos, cozinhar com os amigos enquanto bebe um vinho ou até mesmo sozinho. Contudo, até chegar no momento da reforma, muitas ideias surgem e é normal ficar confuso. Por isso, aproveite agora e veja algumas dicas essenciais para decorar sua nova cozinha.

Personalidade

O primeiro passo é identificar o dono da cozinha. Isso parece um pouco óbvio, mas acredite, é muito frequente as cozinhas terem o gosto da decoradora, da mãe, do pai, do namorado, namorada, amigo, avó... menos da pessoa que realmente irá cozinhar ali todos os dias, ou pelo menos a maior parte deles. Pode ser difícil, mas é preciso se impor para que a cozinha fique de acordo com seus gostos e necessidades, afinal, não faz sentido você ter uma cozinha super equipada e com itens de última geração, sendo que não gosta muito de cozinhar, certo? Ou também uma cozinha com móveis claros, quando na verdade você prefere tons escuros e mais coloridos.

Por isso, tenha em mente a sua personalidade, escrevendo cores que gosta, itens que mais utiliza, que menos utiliza, suas principais necessidades ao cozinhar, problemas que precisam ser solucionados, ideias que acha interessante, estilos, etc. Isso irá te ajudar a manter seu posicionamento e deixar a cozinha com a sua personalidade.

Funcionalidade

Pense em sua rotina e dia a dia, ou seja, você costuma ter muita pressa e precisa cozinhar correndo? Você tem filhos? Gosta de cozinhar ou não muito? Tudo isso é essencial para decorar sua cozinha e acima de tudo ela precisa ser funcional, independente de seu estilo de vida. Uma cozinha simples necessita de pia, fogão, geladeira e armário para armazenar mantimentos, panelas e afins. Os demais itens, como micro-ondas, forno elétrico e decoração são apenas complementos.

Contudo, independente do tamanho de sua cozinha é preciso deixar os elementos organizados de uma forma que seja fácil de utilizá-los. Por exemplo, se você utiliza a sanduicheira todos os dias não faz sentido guardá-la no fundo do armário, certo? Crie um espaço para que as coisas mais frequentes do seu dia a dia estejam sempre à mão e que componham o design do ambiente.

Móveis Planejados

Falando em funcionalidade, os móveis planejados são ideais tanto para quem não possui muito espaço, quanto para quem o possui de sobra. Isso porque, eles são móveis sob medida, ou seja, feitos de acordo com o seu espaço e necessidades, não deixando nenhum centímetro se tornar obsoleto.

As cozinhas planejadas são totalmente funcionais facilitando a rotina e deixando o dia a dia mais prático. Por exemplo, se você costuma utilizar muitos temperos é possível criar uma prateleira de acordo com a sua altura para que fique fácil utilizá-los. Além disso, móveis como armários, também podem ser adaptados para você, sendo mais altos ou baixos do que o padrão. Por fim, eles também podem de adequar aos seus gostos, de acordo com as cores, texturas e materiais solicitados por você.

Cores

Se você está em dúvida quanto às cores, aposte em tons claros em paredes e móveis, visto que são mais fáceis de realizar combinações e não são considerados coringas à toa. Cores claras oferecem sensação de amplitude, aumentando o espaço e oferecendo a possibilidade de decorar com itens mais coloridos, deixando o ambiente clean e ao mesmo tempo com vida. Lembre-se que não há nada de errado em utilizar outros tons e tudo irá depender de seu gosto, mas é preciso tomar cuidado e conversar com especialistas para evitar um resultado ruim. Uma boa dica é criar um jardim vertical, ou se não tiver espaço, incluir algumas plantinhas para deixar o espaço ainda mais aconchegante. Por fim, se possível, tente combinar as cores dos eletrodomésticos, visto que podem promover harmonia se tornando parte da decoração também.

Pisos

Por fim, mas não menos importante, o piso faz toda a diferença no local, acredite ou não. Aposte em pisos laminados ou vinílicos, pois além de possuírem menor custo, também são de alta qualidade, resistentes e com ótima durabilidade. Além disso, se quiser ir além, o piso vinílico não mancha, é antialérgico, sustentável, faz menos barulho ao caminhar e é super fácil de limpar, o que é um fator importantíssimo principalmente na cozinha. As cores e texturas escolhidas por você irão variar de acordo com seu estilo, mas apostar naqueles que lembram cimento ou madeira torna o ambiente ainda mais charmoso e estiloso.

E aí, gostou das dicas? Decorar sua cozinha pode ser muito simples e não deixe esse momento único se tornar um problema em sua rotina. Cozinhas planejadas não são apenas para móveis, visto que ao criar um cronograma e seguir o planejamento será muito mais fácil atingir seus objetivos sem estourar o orçamento.