CAMBORIú (47) 33655353 (47) 33652828
Ligamos para Você
Roseli Imóveis
Telefones para Contato

» Financiamento, imposto de renda, lucro imobiliário: saiba mais

Financiamento, imposto de renda, lucro imobiliário: saiba mais
Publicado em 07/Ago/2020
Sem Categoria

Os temas sobre o mercado em geral na hora de comprar um imóvel trazem muitas dúvidas. Afinal, como é e o que significa um financiamento, por exemplo. Muitos realmente não sabem e necessitam saber como ele funciona. É algo básico para o conhecimento e de grande importância.

O sonho de comprar a casa própria move muitos brasileiros, porém, eles precisam entender como funciona o mercado imobiliário. Mais do que comprar um imóvel, é preciso realizar um bom investimento. Mas para isso, é necessário entender mais sobre essa área.

Portanto, trouxemos hoje algumas definições importantes de temas sobre o mercado em geral. Sendo assim, continue acompanhando e compreenda mais sobre a área de venda de imóveis.

 

Pontos importantes dos temas sobre o mercado em geral

Na hora de comprar um imóvel, muitos temas sobre o mercado em geral são citados no momento da negociação. Afinal, o que é lucro imobiliário, por exemplo? Muitos compradores realmente não fazem a menor ideia.

No entanto, vamos explicar alguns termos para você, acompanhe:

 

Financiamento

  

Um dos temas sobre o mercado geral de imóveis que gera muita dúvida é sobre o financiamento. Ele é uma linha de crédito de longo prazo ofertada por instituições financeiras, podendo ser privada ou não. Porém, esse crédito só pode ser utilizado para adquirir um imóvel.

Porém, é possível usar esse crédito para comprar um imóvel na planta, novo ou seminovo. Além de terrenos habitacionais ou de comércio.

No entanto, esse crédito só é liberado para pessoas maiores de 18 anos, sem restrição no nome e que possua capacidade financeira de pagamento.

 

Imposto de renda

  

O imposto de renda é um tributo federal cobrado sobre a renda de cada cidadão. Portanto, nele é preciso declarar seus ganhos e despesas com patrimônios, filhos, investimentos, casa e outros. No momento de comprar um imóvel, esse é um dos temas sobre o mercado geral que geram muitas dúvidas.

Quando uma venda de imóvel acontece e ocorre um ganho de capital, a Receita Federal recolhe uma alíquota de 15% sobre o lucro. Porém, muita gente não sabe calcular esse imposto. Veja o exemplo abaixo:

Você compra um apartamento de 150 mil e, meses depois, após feitas algumas melhorias, a vende por 200 mil. Portanto, você teve um lucro nessa negociação, certo?

O valor do imposto de renda será:

200 – 150 x 15%

50 x 15%/100

Resultado:7,5 mil.

No entanto, diferentemente da declaração de imposto de renda anual, quando é realizada a venda de imóvel, essa declaração deve ser feita em até 30 dias a partir da data de fechamento do contrato.

 

Lucro imobiliário

 

Um dos temas sobre o mercado geral que mais deixam o consumidor com dúvida é sobre o lucro imobiliário. Ele é o imposto a ser pago sobre o lucro obtido em uma venda de imóveis.

Portanto, a diferença entre o valor da alienação e o custo de aquisição do imóvel são considerados um ganho. Sendo assim, deverá ser tributado no imposto de renda no próprio mês em que a venda for fechada.

No entanto, há casos em que há isenção do lucro imobiliário, são eles:

      Quando o imóvel é igual ou inferior a 440 mil, com proprietário único e que não tenha sido realizada operação de compra e venda nos últimos cinco anos;

      Lucro apurado na venda de imóveis ate 1969;

      Se o vendedor comprar outro imóvel em um prazo de 180 dias a partir da assinatura do outro contrato.

Por exemplo: se você tem um imóvel avaliado em 200 mil e o vende por 300 mil, o seu lucro foi de 100 mil, certo? Portanto, o imposto pago em cima dele é de 15%.

Ficou alguma dúvida dos temas sobre o mercado em geral imobiliário?

Deixe seu comentário.