O piso de taco de madeira é um clássico e sensação dos anos 50 e 60, mas que voltou com tudo para casas e apartamentos. Isso porque, são extremamente versáteis, podendo fazer parte de ambientes retrô e também dos mais modernos. Antigamente, contudo, muitas pessoas não gostavam desse tipo de piso, visto que quando não instalado corretamente, começava a soltar, acumulando muita sujeira e causando acidentes. No entanto, atualmente já existem diversas opções melhoradas agradando ainda mais seus usuários.
Entretanto, ainda que possuam melhorias, é necessário ter alguns cuidados para que sua durabilidade aumente e seu piso continue novo, mesmo depois de anos. Sendo assim, hoje vamos falar sobre quais são os cuidados necessários e os melhores materiais de limpeza para seu piso de taco.
Limpeza
A limpeza deve ser simples e jamais deve-se jogar água no piso. Isso porque, o excesso de água no taco pode causar infiltrações entre o assoalho e o cimento, fazendo com que ele estufe, manche, saia do lugar e até mesmo apodreça a madeira.
Sendo assim, para realizar a limpeza de forma correta o ideal é varrer todos os dias com itens de cerdas macias como a vassoura mágica. Além disso, dia sim dia não, é preciso passar um pano úmido, sendo muito indicado para essa tarefa o rodo mágico ou o balde mop, visto que eles não deixam o piso encharcado e eliminam toda a sujeira de forma fácil e rápida. Contudo, sabemos que acidentes acontecem, por isso caso derrube água ou outros líquidos, é preciso secar logo em seguida (de preferência com a toalha mágica) e deixar ventilar bastante aquela região.
Não utilize produtos químicos, como removedores, desinfetantes e desengordurantes, ou ceras comuns vendidas em supermercados. Afinal, todos eles podem prejudicar a proteção da resina do taco e até mesmo sua estética, devido às manchas ou arranhões.
Ter esse cuidado, além de facilitar as limpezas mais pesadas, ainda garante a conservação do piso em sua performance e também no brilho. Portanto, a frequência deve aumentar ou diminuir de acordo com a quantidade de pessoas que utilizam o espaço. Por exemplo, corredores, como têm maior circulação acumulam mais pó e exigem mais limpeza.
Agora, sabemos que existem sujeiras que são mais difíceis de sair, mas não por isso você deve esfregar com buchas ou palhas de aço. O ideal é que você encontre produtos específicos para o taco, feito por empresas do ramo, pois além de removerem a sujeira, eles promovem mais brilho e amenizam a aparência dos riscos. Para utilizar esse tipo de produto, a toalha mágica é a melhor opção, visto que além de absorver a sujeira com mais facilidade, ela é extremamente macia e não irá riscar o piso.
Riscos e arranhões
Para evitar que o taco risque e possa durar por mais tempo, existem alguns cuidados simples, mas que garantem um ótimo resultado:
· Assim que chegar em casa, retire o sapato. Esse é um hábito muito higiênico e comum entre os japoneses, e além de não trazer bactérias e sujeiras da rua, você evita riscos e arranhões;
· Aplique protetores nos pés da mesa, cadeiras e outros móveis;
· Evite utilizar cadeiras com rodinhas;
· Procure não andar de salto alto pela casa;
· Não arraste a cadeira para se levantar, caso ela não possua proteção nos pés.
Outros cuidados
Além de não utilizar água em excesso durante a limpeza, existem ainda outros fatores que devem ser levados em consideração. Ainda que seu piso tenha a resina aplicada, infiltrações e vazamentos podem fazer com que o taco descole, se expanda ou fique manchado nas bordas. Além disso, se o ar estiver muito úmido, dificilmente ele irá afetar as propriedades da madeira, mas caso você utilize tapetes, eles podem deixar a cor do piso mais clara visto que a madeira começa a oxidar.
O sol também pode ressecar, estufar ou descolar o piso, sendo necessário evitar sua exposição ao sol por muito tempo e utilizar cortinas, caso seu ambiente receba muita incidência de luz.
A cera deve ser utilizada apenas quando os tacos estiverem muito opacos, sendo recomendado uma camada fina de cera transparente. Já o verniz não é indicado, e deve ser aplicado apenas por empresas especializadas e renovações completas.
Como saber quando trocar?
Caso o seu piso possua muitas marcas, riscos, amassados mais profundos, desprendimento, escurecimento dele ou do rejunte, e ainda a resina esteja com aspecto envelhecido já está na hora de realizar uma reforma em seu taco.
Esse tipo de piso não possui segredos, mas é necessário saber como cuidar para aumentar sua durabilidade. Por isso, lembre-se de utilizar algum material de limpeza que não causem riscos ou arranhões, como o rodo mágico, balde mop e o kit toalha mágica. Sendo assim, não se esqueça de encontrar uma loja de materiais de limpeza especializada para que ela possa indicar os melhores utensílios para o seu piso.
Para mais dicas como esta, confira nosso blog. Roseli Imóveis. Sua imobiliária em Camboriú!