CAMBORIú (47) 33655353 (47) 33652828
Ligamos para Você
Roseli Imóveis
Telefones para Contato

» Como organizar móveis na sala: dicas para otimizar o espaço

Como organizar móveis na sala: dicas para otimizar o espaço
Publicado em 14/Out/2020
Sem Categoria

Desde salas pequenas até salas enormes, organizar móveis de forma adequada traz muitos benefícios. Aliás, quem possui sala pequena deve tomar bastante cuidado. É fácil se sentir sufocado em uma sala pequena e mal organizada.

Em resumo, existem 2 tipos de organização: a física e a visual. A organização física está relacionada com arrastar móveis e coisas do tipo, enquanto a visual trabalha com a percepção do cômodo como um todo.

Embora pareça um conceito estranho, devemos levar em conta que móveis organizados não necessariamente ficam com aspecto legal. Além disso, uma sala bonita pode não depender do posicionamento dos móveis, mas sim da iluminação, cores e demais detalhes.

As dicas aqui apresentadas mostram como otimizar o espaço de uma forma que dê uma sensação de amplitude ao cômodo, mesmo que este seja bem pequeno. A dica número 5 é extraordinária e com certeza será muito valiosa para você.

Boa leitura!

1. Use cores neutras e acolhedores

Você já visitou a casa de alguém e se sentiu sem ar? Não no sentido de ficar deslumbrado, mas sim de claustrofóbico. Uma parte dessa sensação é decorrente das cores escolhidas para os móveis, assim como o tamanho do cômodo.

Usar cores cansativas e pesadas não combina com um cômodo pequeno. Além disso, até mesmo salas enormes podem sair prejudicadas pelas cores de seus itens. É justamente por isso que o estilo clássico só trabalha com cômodos amplos e altos.

As cores ideais para uma sala são o bege, madeira natural, branco e marrom. Evite cores como vinho e verde escuro, por exemplo. Elas vão sugar todo o espaço de sua sala, tornando-a bem menor do que parece.

Os móveis principais e as paredes devem estar nas cores neutras e leves. Não faz mal ter um detalhe ou outro em um tom mais pesado, desde que ele não apareça muito.

2. Organizar móveis tem tudo a ver com tamanho

Você deve ter notado que organizar móveis está relacionado com o tamanho dos itens. Provavelmente você pensa que móveis menores são perfeitos para otimizar espaço em sua sala; porém a realidade é outra.

Para ganhar mais espaço em sua sala, use móveis grandes e baixos. Aliás, quanto maior o móvel melhor. A razão disso está na sensação de “completude” do ambiente.

Uma sala com um sofá de enorme, mesmo que o cômodo seja pequeno, vai transmitir a sensação de conforto. Além disso, móveis maiores são mais práticos no dia a dia.

A razão disso é que um sofá que cubra toda a parede faz o mesmo que outros 3 sofás menores. Dessa forma, as peças maiores impedem a “sobrecarga” de móveis no cômodo, o que remove a sensação de falta de espaço.

3. Use o famoso sofá-cama para ganhar espaço

Essa dica é para organizadores profissionais: use um sofá-cama na sala. Convenhamos que organizar móveis se torna mais prático à medida que temos menos móveis. De fato, ter um sofá e uma cama no mesmo cômodo pode ser bastante estranho. Essa sensação de estranheza não acontece com um sofá-cama.

Um sofá-cama permite bater papo com os amigos em sua sala, curtir filmes com a família, e o melhor de tudo: assistir televisão deitado.

Outro aspecto social importante do sofá-cama brilha na hora de acolher amigos. Às vezes nossos amigos precisam de um canto para dormir, e o sofá-cama é o lugar perfeito para isso.

Bônus: você pode até alugar seu sofá-cama em aplicativos como Airbnb, por exemplo. Já imaginou ter todos os benefícios dessa peça e ainda fazer uma renda extra?

4. Aproveite as quinas de seu imóvel

As quinas são odiadas por muitos profissionais de design de interiores. Porém, elas podem ser usadas a seu favor para ganhar espaço. Você se lembra dos benefícios de usar peças grandes em uma sala pequena? As quinas ajudam a encaixar os móveis.

Mesmo que sua sala seja bem pequenininha, com certeza você será capaz de colocar um sofá de canto. Além disso, outra peça que ajuda bastante é a mesa de canto. Ambos os móveis dão volume sem passar a sensação de falta de espaço.

Organizar móveis se torna uma tarefa fácil quando colocamos as peças essenciais na sala. Dessa forma, não existe aquele “vira daqui, mexe de lá” comum à tarefa de organizar móveis. Cada móvel tem seu lugar natural — e exerce sua função com perfeição.

5. Use espelhos na sala

Uma técnica para “ganhar espaço” na sala é usar espelhos em pontos estratégicos. Um espelho bem posicionado já é o suficiente, aliás. O que importante mesmo é sua localização.

Fique de pé na entrada de sua sala e olhe para dentro do cômodo. Quais são as paredes que ficam laterais a você, e cuja as quais se estendem além da sala? É nessa parece que você vai colocar um espelho.

Essas foram algumas dicas para otimizar espaço em sua sala. Lembre-se de usar poucos móveis grandes ao invés de vários pequenos para ter uma sala aconchegante.