Saber o que é AutoCAD é o básico para quem pretende operar com tecnologia na construção em 2021. Assim como em qualquer outra área, a construção civil segue evoluindo e o que antes era uma novidade imperdível, hoje é o básico do básico das operações. Portanto, é importante estar ciente das novas tecnologias que começam a ser inseridas na área, especialmente em um ano como o de 2021.
O ano de 2021 começa acompanhando as tendências de 2020. De um lado, com a taxa Selic ainda em baixa e sem perspectiva de aumentar, esse será mais um ano de aquecimento no mercado imobiliário, tanto com construtoras pegando crédito para financiar obras, quanto compradores financiando apartamentos. Além disso, o ano ainda segue com a pandemia do novo coronavírus, o que afeta o ritmo e o dia a dia das obras espalhadas pelo país.
E aí, quer saber quais são as principais tendências de tecnologia na construção em 2021? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Uma das principais tendências para a construção civil em 2021 e nos próximos anos é o aumento de produtividade e eficiência nas obras. É por isso que o BIM (Building Information Modeling) é uma das tecnologias mais importantes do momento. O BIM é uma central de informações e dados que são usados para a tomada de decisões nas obras. Basicamente, esse sistema reúne informações precisas sobre diversos elementos, como a quantidade de material disponível, a localização de canos, dimensão de paredes, qual o orçamento da obra e muito mais. Com esses dados, é possível rodar simulações diversas, incluindo diferentes variáveis e medindo as condições de cada possibilidade disponível.
A melhor parte sobre o uso do BIM é que é possível planejar todos esses cenários antes mesmo de começar a obra, o que aumenta a previsibilidade da construção e reduz os problemas com atrasos e outras questões.
Além disso, é importante ter em mente que o uso do BIM será obrigatório para as empresas que desejam trabalhar com obras públicas em 2021 e adiante, para poder otimizar as construções de infraestrutura e outras obras do Setor Público.
As impressoras 3D estão entre as tecnologias com maior potencial para mudar o mundo. No entanto, para muitos, elas são usadas para pequenas lembranças ou objetos, nada muito grande ou sério.
Quem pensa assim, se engana. Afinal, existem grandes impressoras 3D que trabalham com cimento e outros materiais e são capazes de “imprimir” casas. É claro que a tecnologia ainda está bem no começo e os resultados ainda são muito simples, tanto em termos de design, quanto de funcionalidade.
No entanto, já é possível construir casas com impressoras 3D em custo baixo e com agilidade. Quem sabe quais são os próximos passos dessa tecnologia em 2021?
A realidade aumentada é uma ferramenta que mistura o cenário real com a tecnologia de leitura de espaço de tablets e smartphones. Com essa combinação, é possível criar recursos impressionantes, especialmente no setor de construção civil.
Por exemplo, a realidade aumentada ajuda a ter uma visualização melhor do projeto, permitindo adaptar a obra da melhor forma possível quando a visualização é feita.
Além disso, a realidade aumentada tem especial destaque na aplicação da decoração e de alguns detalhes da construção. Com ela, é possível praticamente ver o espaço pronto antes dele estar finalizado e fazer os ajustes necessários para ter o melhor resultado possível.
Uma tecnologia significativa que chegou para causar mudanças no setor da construção civil são os pré-moldados. Basicamente, são peças enormes que saem das fábricas e chegam até o canteiro de obra prontas para serem “encaixadas”. Desse jeito, as construções se transformam em uma espécie de brincadeira de LEGO, onde o objetivo é encaixar peças até estar tudo pronto.
Um dos benefícios dos pré-moldados é que é muito mais barato construir com eles, o que reduz bastante os custos das obras. Além disso, eles permitem que as obras sejam prontas mais rapidamente.
Por fim, não há como negar que a preocupação ambiental é vital para qualquer indústria hoje em dia. Afinal, as mudanças climáticas afetam a todos, sem exceção, o que abre a necessidade por trabalhos mais sustentáveis.
É por isso que uma das tendências da área é de ter canteiros de obras mais tecnológicos, para aproveitar mais os materiais e reciclá-los quando possível. O objetivo é reduzir a pegada ecológica de cada construção ao máximo.
Essas são as principais tendências de tecnologia na construção em 2021. Saber como utilizá-las e conhecer sua existência é vital para quem quer atuar no mercado de construção de maneira moderna e tecnológica, com muita produtividade e assertividade nas obras. É claro que nem todo mundo conseguirá usar todas essas tecnologias em cada obra que fizer, mas é importante conhecê-las para poder se preparar para colocá-las em prática assim que possível.
E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
Para mais dicas como esta, confira nosso blog. Roseli Imóveis. Sua imobiliária em Camboriú!