A sustentabilidade é um tema muito discutido hoje em dia, principalmente dentro da construção civil. Para que uma construção seja sustentável é necessário englobar três aspectos: social, econômico e ambiental, desde o início até seu uso, operação e posterior demolição. Ainda que não seja um conceito fácil de alcançar, ele é de extrema importância e com as ferramentas certas, como o projeto estrutural, isso é possível. Portanto, no post de hoje vamos explicar o que é construção sustentável e qual a sua importância.
Com o aumento da população mundial, a industrialização e globalização cada vez mais utilizam os recursos naturais, fazendo com que a preocupação com a manutenção e preservação do meio ambiente aumente. Sendo assim, a busca e incentivo por construções que abranjam os três pilares da sustentabilidade em todas as decisões é alta, assim como o aumento da conscientização da população.
Portanto, a construção sustentável é um conjunto de práticas presentes em todas as fases do processo e da vida útil do empreendimento, que abrangem aspectos como escolha do terreno, implantação adequada para não prejudicar o entorno, relação com os trabalhadores, sociedade e usuários, escolha de materiais, manutenção, demolição, etc.
A construção sustentável tem como objetivo minimizar os impactos causados na natureza em todas as etapas da obra, sendo necessário elaborar um projeto bem planejado e estruturado, avaliar o uso dos materiais que possuem menor impacto ambiental e sejam eficientes, além de reduzir a produção de resíduos.
Confira abaixo alguns aspectos que a construção sustentável engloba:
· Planejamento integrado da obra;
· Gestão de resíduos na edificação, durante o uso e operação;
· Responsabilidade social em todas as fases;
· Demolição no final do ciclo de vida da edificação;
· Conforto térmico e acústico;
· Medidas que promovam eficiência energética;
· Integração da construção com o entorno para que não seja prejudicado;
· Aproveitamento de recursos, como iluminação e ventilação natural;
· Economia de água durante a construção, uso e operação.
· Ar de qualidade no interior da construção;
· Qualidade durante o processo como um todo;
· Uso inteligente de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental;
· Bem-estar e saúde dos usuários da construção, como futuros moradores e também trabalhadores;
· Planejamento de um canteiro de obras sustentável.
Ela simboliza uma abordagem harmônica com o meio ambiente desde sua construção até o uso da edificação em si. Dessa forma, os impactos ambientais são reduzidos e os recursos naturais usados de maneira mais inteligente e otimizada.
Como consequência, os resíduos são menores, a reciclagem é maior e o aproveitamento de luz e uso de água são mais racionais. Assim, a manutenção dos recursos para as próximas gerações é preservada, promovendo equilíbrio entre a construção civil e o meio ambiente.
Os materiais podem ser artesanais ou industrializados, mas jamais poluentes ou tóxicos para assim reduzir o impacto no meio ambiente e promover bem-estar e saúde para os trabalhadores e usuários. Alguns dos materiais comuns na construção sustentável são:
· Tijolo ecológico: produzido com cimento, areia, água e outros resíduos da construção, sendo usado na execução de vedações;
· Argamassa de argila: usada para assentar revestimentos, como os de paredes, possuindo ótimo desempenho acústico e térmico;
· Tintas biodegradáveis: feitas a base de pigmentos naturais e minerais;
· Telha ecológica: feita com fibras naturais de coco, bananeira ou sisal de papel reciclado;
· Bioconcreto e concreto reciclado: composto por areia, brita, cimento e resíduos de construção, como telhas, tijolos, etc.
Então, agora que você sabe um pouco mais sobre a construção sustentável, é hora de contratar um engenheiro para garantir que sua nova construção atenda os requisitos. Os impactos são extremamente positivos não apenas para meio ambiente, sociedade e economia, mas também para você, seu bem-estar e saúde.
Para conferir outros artigos, acesse nosso Blog. Roseli Imóveis. A sua imobiliária em Camboriú!