O investimento em ar-condicionado pode trazer mais qualidade de vida para os dias quentes e frios. No entanto, a maioria das pessoas só se preocupam com os detalhes da instalação depois de entrar no apartamento. A partir daí, muitos problemas podem surgir no meio do caminho.
Para deixar esse processo mais fácil, desenvolvemos uma lista com várias dicas que ajudam a descobrir como planejar a instalação de ar-condicionado no seu apartamento.
Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Conheça a estrutura do apartamento e do aparelho
O primeiro passo é conhecer a estrutura do apartamento e do aparelho. Grande parte das pessoas opta pela instalação do modelo ar-condicionado Split. Antes de levá-lo para a sua residência é importante entender que existe a unidade interna (evaporadora), que é posicionada do lado de dentro do imóvel, enquanto a unidade externa (condensadora) é colocada do lado de fora.
Essas duas unidades são conectadas pelas tubulações que utilizam diversos materiais. Os tubos em cobre ou alumínio contém bitolas e diâmetros conforme à potência do aparelho escolhido.
A tubulação com fiação elétrica é formada por cabos dimensionados de acordo com a potência e um disjuntor específico para cada equipamento instalado. Já os tubos de PVC são responsáveis por fazer a drenagem da água, que são ligados a rede pluvial.
Quem mora em apartamento precisa ter em mente que será necessário fazer uma abertura na parede para passar toda a tubulação. Por isso, analise com cuidados os locais que serão colocados as unidades internas e externas.
É fundamental deixar claro que a distância entre as unidades influencia nos custos com a mão de obra e materiais. Portanto, quanto mais perto, melhor para o seu bolso.
Escolha o local mais adequado
A próxima etapa é escolher o melhor local para instalar as duas unidades. Existem algumas características que devem ser observadas para cada uma. Conheça os detalhes abaixo.
Unidade interna - evaporadora
A estrutura onde o aparelho será instalado deve resistir ao peso da unidade interna. Ela deve suportar também as vibrações do ar-condicionado quando ele estiver funcionando.
Um bom local é aquele que permite a instalação dos seguintes itens.
● Tubulações do dreno;
● Fluído refrigerante;
● Fiação elétrica.
O espaço precisa ter fácil acesso para que o morador retire os filtros para executar a limpeza do ar condicionado inverter 9000.
Ao definir o local, verifique se o ambiente contém obstáculos que prejudicam não só a entrada, mas também a saída de ar do equipamento. Essa análise é muito importante porque ela faz com que o fluxo de ar alcance toda a residência a ser climatizada.
Unidade externa - condensadora
Para que a unidade externa funcione sem problemas, ela deve ser posicionada em locais que contém as seguintes características.
● Seco;
● Aberto;
● Ventilação adequada.
Em caso de exposição direta ao sol e ventanias intensas, proteja o equipamento com um toldo.
A estrutura do apartamento também deve resistir ao peso e as vibrações que são causadas pelo aparelho. Além disso, observe se o vizinho não será incomodado com o barulho do equipamento. Isso é muito importante para evitar conflitos entre os condôminos.
Vale ressaltar que cada aparelho necessita de um certo disjuntor com fiação específica para ele. Se não houver esse cuidado, a rede elétrica pode não suportar a pressão e colocar seu apartamento em risco. E ainda prejudica a vida útil do ar-condicionado.
Para evitar problemas, busque uma ajuda profissional para fazer a instalação do equipamento. Não adianta adquirir o melhor equipamento, planejar a estrutura e não ter um serviço executado com eficiência.
Após descobrir como planejar a instalação de ar-condicionado no seu apartamento siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em sua rotina.
Roseli Imóveis. Sua imobiliária em Camboriú e região
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog e confira outras matérias como esta!