Decidir comprar uma casa para reformar é uma opção muito utilizada por quem deseja economizar e ter a possibilidade de personalização. No entanto, esse tipo de propriedade tem suas particularidades, sendo necessário contar com a ajuda de profissionais do ramo para evitar dores de cabeça e problemas irreparáveis. O engenheiro, por exemplo, irá realizar o projeto estrutural, no qual, por meio do cálculo estrutural será capaz de avaliar a estrutura da casa para garantir ou não a viabilidade do projeto. Dessa forma, além de promover maior segurança durante e depois da obra, também é possível economizar.
Como você percebeu, é preciso ter atenção e saber avaliar esse tipo de propriedade. Por isso, no post de hoje vamos falar quais são os principais cuidados que você deve ter ao escolher reformar uma casa antiga.
Por que construções antigas são atrativas?
Antigamente, as construtoras não sofriam pressão para economizar nos empreendimentos para serem mais enxutos. Isso significa que casas e prédios mais antigos possuem cômodos e áreas externas mais amplas, aumentando as possibilidades para quem quer reformar o imóvel. Ao modernizar o bem, deixando-o pronto para os novos moradores, o proprietário garante bons retornos financeiros com a venda, sendo uma ótima opção de investimento. Afinal, a valorização dos imóveis que são reformados, independente da quantidade de mudanças ou data de construção, é bem alta. Inclusive, é possível valorizar o bem com algumas modificações, como:
· Modernização de estrutura;
· Pintura de paredes;
· Reforma da parte elétrica;
· Substituição da parte hidráulica;
· Impermeabilização de pisos e paredes;
· Troca de pisos e azulejos.
Vale lembrar ainda que as construções mais antigas, geralmente costumam ter melhor localização, visto que regiões mais desenvolvidas economicamente são preenchidas mais rápido. Dessa forma, além dos fatores já citados, a boa localização agrega valor ao imóvel, aumentando ainda mais seu valor e possibilidades de lucro.
Cuidados na reforma de casas antigas
Não derrube paredes ou evite ao máximo
O primeiro ponto é evitar ao máximo derrubar paredes na reforma de casa antiga, sendo que a restauração é o caminho mais adequado. É importante lembrar que a estrutura pode ser comprometida no processo de derrubada, acarretando na demolição de todo o imóvel e alto prejuízo.
Fiação elétrica
Lembre-se que de nada adianta reformar uma casa, sem alterar a instalação elétrica. O ideal é realizar a troca ou atualização para assim garantir todo o conforto do dia a dia. Isso porque, a fiação desse tipo de moradia geralmente está em estado precário, prejudicando não apenas a segurança, mas também seu bolso, visto que a conta vem cada vez mais alta.
Instalações hidráulicas
Geralmente, o encanamento de móveis antigos costuma estar bem desgastado. Sendo assim, o engenheiro responsável pela obra precisa analisar para evitar problemas futuros na casa reformada.
Estrutura
É muito comum encontrar nas casas antigas o teto de madeira. Em alguns casos, pela ação do tempo e falta de manutenção, a madeira está estragada ou frágil. Então, antes de substituir o teto, é necessário verificar se a estrutura do imóvel irá suportar ou se aguenta materiais como o PVC.
Reaproveite o que puder
Não é porque você está reformando que precisa quebrar ou jogar tudo fora. Verifique com o arquiteto e engenheiro o que pode ser reaproveitado para assim poder investir o dinheiro em outras áreas que valorizem o imóvel. Por exemplo, dependendo do estado de conservação, a lareira pode ser reutilizada e receber apenas algumas interferências.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que sua reforma será mais segura e vantajosa. Não se esqueça de contratar a ajuda de profissionais especializados e assim garantir bem-estar, qualidade de vida e economia para seus dias.
Roseli Imóveis. Sua imobiliária em Camboriú e região.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog e confira outras matérias como esta!