Se você está pensando em comprar ou alugar um aquecedor tanto para sua casa, empresa ou estabelecimento, saiba que é necessário saber alguns pontos antes de escolher o aquecedor.
Tanto a venda como o aluguel de aquecedores aumentou muito no Brasil, principalmente em regiões que têm quedas de temperaturas mais intensas. Geralmente vemos aquecedores nas casas ou até mesmo nos escritórios e empresas, porém até mesmo donos de bares e restaurantes estão recorrendo a esse aparelho para oferecer mais qualidade e conforto para seus clientes.
Por mais que seja um ótimo investimento, principalmente se você for alugar, já que pode alugar apenas por um período de tempo e depois devolver para a empresa investindo em outro produto, que pode ser um ar condicionado portátil ou até mesmo um climatizador.
Mas, foi pensando sobre a compra de um aquecedor que pensamos sobre o que você precisa saber antes de realizar a compra, o que precisa se atentar para que não tenha dores de cabeça futuras.
Claro, além de pesquisar sobre a empresa que está fornecendo o produto, pesquisar a avaliação no Google e também por indicações, é necessário se atentar em alguns pontos como qual modelo de aquecedor é ideal para o local que vai ficar, o consumo dele, se ele vai atender toda a demanda necessário e etc.
Existem vários modelos de aquecedores no mercado hoje e é necessário escolher o que vai mais se adequar ao ambiente que será instalado. Por isso, é necessário consultar um profissional antes de realizar a compra.
Podemos contar com 5 modelos de aquecedores: tem o elétrico, os cerâmicos, os com base à água, à base de óleo e os que são ar condicionado com a opção de ciclo reverso (quente/frio). Cada modelo é para um determinado tipo de ambiente e é por isso que é necessário consultar um profissional para não fazer a escolha errada baseada apenas em custos e ter problemas futuros.
Escolher o aquecedor certo é o primeiro passo, mas é necessário ficar atento ao tipo de uso, na definição do local onde será instalado, utilização e armazenagem correta.
Quando falamos sobre a armazenagem correta é porque quem já tem o aparelho costuma guardar sem os cuidados necessários durante o verão, assim fazendo com que o aquecedor precise sempre de manutenção quando chega o inverno. E quem ainda não tem, quando adquire, acaba fazendo na maneira errada e também acarreta em problemas futuros com o aparelho.
Essa escolha vai depender do que você precisa, mas é muito importante saber as vantagens de cada modelo antes de tomar a decisão final.
● Ressecamento de ar: os aquecedores com base à óleo e cerâmicos são os modelos que ressecam menos o ar do que os outros modelos;
● Consumo de energia: os aquecedores elétricos são os que consomem mais energia;
● Rapidez de aquecimento: os modelos de cerâmicos são os que aquecem o ambiente mais rápido;
● Ruídos: os modelos elétricos são ideais para quem não gosta de barulho, eles são do tipo mais silenciosos;
● Queimaduras: os modelos de aquecedores de cerâmico e à base de óleo são os mais seguros para evitar queimaduras.
Sim, é claro que antes de escolher o aquecedor que vai comprar ou alugar é necessário escolher o local onde ele será instalado ou ficará durante um tempo. Com isso, você precisa considerar alguns pontos como:
● Mesmo sendo óbvio é necessário falarmos, não pode colocar o aquecedor atrás de cortinas ou próximo a locais onde ele corre o risco de ser molhado, isso pode queimar ou causar outros danos no aparelho;
● A tomada que for usada para o aquecedor deve ser exclusiva para ele, evite usar uma extensão ou benjamins para ligar outros aparelhos, ele já vai puxar bastante energia e corre o risco de queimar e queimar os outros aparelhos que vão estar ligados juntos;
● Verifique com um eletricista que onde o sistema elétrico do local onde o aquecedor será instalado ou vai ficar comporta o uso do aparelho, já que aquecedores elétricos puxam mais energia. Se a tomada onde está o aquecedor aquecer, isso significa que a fiação do local não é adequada para o aparelho e é necessário fazer uma manutenção na parte elétrica.
Algumas dicas de uso que vai ajudar na eficiência do aparelho:
● Enquanto o aquecedor estiver ligado, mantenha o ambiente fechado. As correntes de ar podem deixar o ambiente mais gelado e isso vai fazer que o aparelho se mais para aquecer o local, assim, gastando mais energia;
● Algumas pessoas usam o aquecedor para secar as roupas, porém é uma técnica errada. Essa ação pode prejudicar a durabilidade do aparelho;
● Não esqueça de desligar o aparelho quando não estiver ninguém por perto, assim você vai economizar energia;
● Caso o aquecedor apresente algum defeito não tente consertar ele sozinho, sempre procure um profissional;
● Os aquecedores móveis precisam ser desligados no botão antes de serem retirados da tomada, assim você evita que o aparelho queime.
Roseli Imóveis. Sua imobiliária em Camboriú e região.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog e confira outras matérias como esta!