O difusor de aromas é um elemento cada vez mais presente nas casas e estabelecimentos comerciais. Isso não é à toa, visto que a aromaterapia promove diversos benefícios aos indivíduos de maneira simples e eficaz, além de deixar os ambientes mais agradáveis e cheirosos, é claro. Também conhecido como aromatizador, ele funciona de forma bem simples, basta colocar um pouco de água em um recipiente, adicionar a fragrância de sua preferência e colocar algumas varetas para que fiquem imersas no líquido. Por ficarem impregnadas com o aroma, se espalham pelo local de forma suave.
Vale lembrar ainda que também existem os difusores elétricos, dispensando o uso de varetas. A melhor escolha vai depender de suas preferências e necessidades. Mas, antes de se decidir, que tal entender um pouco mais sobre o difusor de aromas e quais são os benefícios que ele promove? Para isso, continue acompanhando o post de hoje até o fim.
Quais os benefícios de ter um difusor de aromas?
- Combate à insônia
Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono), a insônia é um problema que atinge mais de 70 milhões de brasileiros. Esse número é bastante significativo e muitos ainda sofrem com os outros malefícios do distúrbio, que afeta a coordenação motora, além da capacidade de raciocínio. Portanto, além do tratamento orientado por um médico especialista, os óleos essenciais também podem ajudar a combater o problema. Isso porque, eles atuam no sistema límbico, ativando a amígdala, que é responsável pela regularização do comportamento e autopreservação. Além disso, eles chegam no hipotálamo, que possui grande atuação no sono.
Os óleos essenciais mais indicados para combater o distúrbio são lavanda, camomila, valeriana, bergamota e cominho preto.
- Controle de ansiedade
Assim como ajuda com a insônia, os óleos essenciais são levados até o sistema límbico, responsável pelo comportamento e emoções. Como alguns deles têm propriedades calmantes, ajudam no controle de ansiedade. Obviamente, dependendo no nível é fundamental contar com o apoio de um psicólogo e psiquiatra, mas para pessoas que sofrem com ansiedade de forma esporádica, eles são excelentes. De qualquer forma, não deixe de procurar um médico. Alguns dos óleos mais indicados são lavanda, ylang ylang, néroli, mandarina, laranja doce, etc.
- Ambiente mais bonito
Outro benefício do difusor de ambiente é que ele traz mais elegância, sofisticação e delicadeza ao ambiente, seja de sua casa ou trabalho. Afinal, os modelos com varetas têm um design diferenciado, sendo um ótimo elemento de decoração. Portanto, o mais indicado é que ele fique em um lugar visível para que além de aromatizar o local, também possa cumprir sua função decorativa.
- Perfume natural
Como você já sabe, o difusor faz com que os ambientes fiquem perfumados de forma leve e natural o dia todo. Sendo assim, você não vai precisar se preocupar em ficar borrifando um perfume a todo momento ou ajustando o timer para sentir o aroma dos lugares. Confira abaixo algumas indicações de fragrâncias para cada tipo de ambiente:
- Quartos: opte por aromas calmantes e sedativos, como lavanda, laranja doce e cedro;
- Cozinha: o eucalipto tira o cheiro de gordura, enquanto o cravo quando combinado com o óleo de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas;
- Banheiro: para passar sensação de limpeza, aposte em óleos essenciais como tea tree, limão e pinho;
- Sala: um ótimo aroma para a sala é o de canela, pois é enérgico e deixa o ambiente propício para maior interação entre os indivíduos.
Como aumentar a durabilidade do difusor de aromas?
- Inverta as varetas com frequência, até mesmo mais de uma vez por dia, para que o aroma dure por mais tempo;
- Deixe o difusor próximo de janelas, portas e ar-condicionado;
- Saiba que no começo o aroma evapora com maior intensidade, mas que nos próximos dias isso já é normalizado.
Hora certa para substituir o líquido
Quando a essência que sobrou no frasco fica na altura da espessura de um dedo, saiba que é hora de acrescentar mais água para que o espaço continue sendo aromatizado. Caso opte pelo mesmo recipiente, lembre-se de lavá-lo antes, mesmo que decida adicionar a mesma fragrância. Além disso, para aromatizadores de varetas, lembre-se de higienizá-las para manter sua capacidade de absorção e difusão.
Cuidados com o difusor de aromas
Evite deixar o difusor dentro do guarda-roupa, pois ele irá perfumar em excesso os itens que estiverem dentro do móvel, promovendo desconforto na hora de vestir, além de poder causar manchas nas roupas. Lembre-se ainda que ele precisa ser mantido o mais longe possível do fogão, visto que o líquido é inflamável.
Então, agora que você sabe como usar o difusor de aromas da maneira correta e quais benefícios ele promove aos usuários, já está na hora de adquirir o seu. Uma boa dica é optar por aromas diferentes para horários e ambientes distintos, garantindo maior sensação de bem-estar, além de evitar enjoar com facilidade do cheiro.
Roseli Imóveis. Sua imobiliária em Camboriú e região.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog e confira outras matérias como esta!